SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Ecofeminismo, teorias do care e as críticas a protetoras de animais de rua“Um desvio no anseio”: Relações entrelaçadas entre gênero, sexualidade e desejo lésbico em What Night Brings de Carla Trujillo e Gulf Dreams de Emma Pérez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MONTEIRO, Flávia Rodrigues. Vozes que importam: o sótão ecoa pela casa. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.3, e58562. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n358562.

Em The Buddha in the Attic, Julie Otsuka explora dois tópicos principais: a prática conhecida como Picture Bride (noivado por foto) e os campos de concentração para nipo-americanos durante a Segunda Guerra. Uma análise do desenvolvimento de ambos os tópicos na narrativa revela paralelos com questões em potencial enfrentadas por mulheres e sujeitos diaspóricos na contemporaneidade, conectando-as com abordagens teóricas sobre esses pontos. É interessante notar que a narrativa é basicamente desenvolvida em primeira pessoa do plural com expansões ocasionais para outros sujeitos como “eu”, “ela”, “ele” e até mesmo “você”. O efeito desse jogo entre singular e plural é uma narrativa que descreve uma experiência coletiva mas evita essencialismos. Mesmo focando em vozes de mulheres, o livro também explora diferentes subjetividades envolvidas na experiência diaspórica. Assim, a narrativa de Otsuka dá voz a sujeitos desempoderados que ficaram trancados no sótão da história por um longo tempo e faz com que essas vozes ecoem pelas casas da contemporaneidade.

Palabras clave : literatura de autoria feminina; subjetividade; crítica feminista; diáspora.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )