SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Autoria feminina na literatura pós-colonial italiana: um projeto feministaFeminismos transnacionais descoloniais: Algumas questões em torno da colonialidade nos feminismos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

SCHMIDT, Simone Pereira. Mulheres, negritude e a construção de uma modernidade transnacional. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.1, e58957. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n158957.

Partindo do conceito de negritude formulado por Aimé Césaire, proponho uma reflexão sobre os desdobramentos da negritude em diferentes momentos históricos, nos quais o conceito é ressignificado através de interpretações que atendem às demandas políticas e culturais de cada contexto. Assim, meu texto pretende enfocar duas vozes poéticas femininas que, de maneiras diversas, fazem ecoar os princípios da negritude, reinterpretando-a à luz de suas agendas específicas: Noémia de Sousa, inserida no ambiente português e africano dos anos 50, e a cantora brasileira Luedji Luna, que retoma questões centrais do mesmo tema no contexto brasileiro pós-ações afirmativas. Através da abordagem dessas duas vozes, pretendo identificar redes transnacionais de construção de solidariedade planetária em perspectiva feminista e negra.

Palabras clave : negritude; diáspora; poesia de autoria feminina; feminismo transnacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )