SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Autoria feminina na literatura pós-colonial italiana: um projeto feministaFeminismos transnacionais descoloniais: Algumas questões em torno da colonialidade nos feminismos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SCHMIDT, Simone Pereira. Mulheres, negritude e a construção de uma modernidade transnacional. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.1, e58957. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n158957.

Partindo do conceito de negritude formulado por Aimé Césaire, proponho uma reflexão sobre os desdobramentos da negritude em diferentes momentos históricos, nos quais o conceito é ressignificado através de interpretações que atendem às demandas políticas e culturais de cada contexto. Assim, meu texto pretende enfocar duas vozes poéticas femininas que, de maneiras diversas, fazem ecoar os princípios da negritude, reinterpretando-a à luz de suas agendas específicas: Noémia de Sousa, inserida no ambiente português e africano dos anos 50, e a cantora brasileira Luedji Luna, que retoma questões centrais do mesmo tema no contexto brasileiro pós-ações afirmativas. Através da abordagem dessas duas vozes, pretendo identificar redes transnacionais de construção de solidariedade planetária em perspectiva feminista e negra.

Palavras-chave : negritude; diáspora; poesia de autoria feminina; feminismo transnacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )