SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1A narradora descolonial: uma leitura de The Distant Marvels, de Chantel Acevedo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CARVALHO, Lizia de Oliveira  e  RODRIGUEZ, Nidia Rosmery Bustillos. Comunicadoras Indígenas e Afrodescendentes Latino-Americanas: Sororidade e Identidades. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.1, e59001. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n159001.

Este artigo irá relacionar mobilizações e narrativas de comunicadoras indígenas sob o olhar do feminismo decolonial. Foca na maneira em que as ações comunicativas de mulheres indígenas do México e América Central contribuem para que sua participação política se entrelace com os esforços de efetivação dos direitos humanos. Pretende-se, com o cruzamento metodológico de fontes e perspectivas teóricas locais, demonstrar que a utilização de hipermídias das mulheres latino-americanas que, na ampla divulgação em diversas redes sociais, tem sido importante para se alimentar mecanismos para que construam um espaço de mobilização social e política. E, por elas, viver e aprender com o emancipatório feminismo decolonial: que atua além do hegemônico e consonante com as localidades e desejos coletivos. Além disso, pretende-se discutir a relevância de encontros de comunicadoras para a troca de experiências para a reafirmação de suas identidades, interseccionadas em suas afinidades.

Palavras-chave : Feminismo decolonial; hipermídia; comunicadoras indígenas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )