SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Ejoyctment of Words: Re-Reading the First Diaries of Carolina Maria de JesusRepresentation and Stereotypes of Black Women in Brazilian Film author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

NAVONE, Santiago. Masculinidades melodramáticas em três filmes de Sandro. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.2, e53796.  Epub June 01, 2019. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n253796.

Neste artigo temos como proposta realizar uma análise das representações masculinas presentes em três melodramas argentinos de princípios dos anos 70 protagonizados por Roberto Sanchez, mais conhecido como Sandro: Muchacho (1970), Siempre te amaré (1971), e Embrujo de amor (1971), dirigidos por Leio Flendeir. A partir de uma perspectiva de gênero, as tramas melodramáticas presentes nestes três filmes podem ser pensadas como um rito de passagem de uma desvirilização juvenil à conquista da hombridade vinculada à concretização do amor heterossexual. Neste esquema, o corpo masculino é apresentado em tela como um objeto de desejo e identificação por meio da câmera, apresentando marcas de raça e classe que se condensam dentro das cenas musicais dos filmes, cujas letras das canções que as constituem também foram analisadas. O artigo indaga como a performance de Sandro potencializa sentidos e formas de representação que tensionam os padrões hegemônicos de gênero da época.

Keywords : Masculinidades; representações de gênero; cinema; melodrama.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )