SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Ressignificar e resistir: a Marcha das Vadias e a apropriação da denominação opressoraMovimentos emaranhados: travestis, movimentos sociais e práticas acadêmicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

SILVA, Felipe Cazeiro da; SOUZA, Emilly Mel Fernandes de  y  BEZERRA, Marlos Alves. (Trans)tornando a norma cisgênera e seus derivados. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.2, e54397.  Epub 01-Jun-2019. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254397.

Este artigo de revisão teórica tem como objetivo abordar a cisgeneridade, ou o termo cisgênero, e sua ramificação nas interações cotidianas de modo a compreender as inteligibilidades que a acompanham, bem como os efeitos que são (re)produzidos. O pensamento de Foucault e de algumas autoras trans foi o referencial teórico utilizado para a investigação científica dos regimes de verdade, da produção de resistência e de experiências éticas e estéticas. Assim, foi possível demonstrar os atravessamentos percebidos entre discursos e biopolíticas que modulam formas de ser e de estar no mundo, convocando novos avanços para os estudos de gênero e sexualidades, além de expor importantes elementos para os processos de subjetivação e da busca de problematização da cisgeneridade para reconhecer a importância da utilização do termo para uma análise mais igual da experiência humana.

Palabras clave : cisgeneridade; transexualidade; gênero; biopolíticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )