SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3La práctica artística como lugar de visibilización de las mujeres transgénero de Pereira (Colombia) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

DIAS, Taís Ritter  y  LOPONTE, Luciana Gruppelli. Gênero e ensino de Artes Visuais: desafios, armadilhas e resistências. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.3, e56280.  Epub 01-Sep-2019. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n356280.

Este artigo origina-se de uma inquietação suscitada pela ausência de pesquisas acadêmicas que articulem estudos de gênero e ensino de Artes Visuais. Para friccionar e problematizar o silêncio que ronda este tema, realizamos três movimentos. Iniciamos contextualizando alguns impasses que reiteradamente têm afastado a discussão de gênero da disciplina; em seguida, realizamos a análise de alguns artigos - disponíveis nos anais de dois importantes eventos da área de arte e educação - que abordam a temática. Nessa análise, lançamos mão dos conceitos gênero, poder e resistência, apreendidos de autores e autoras vinculados ao pós-estruturalismo, visando ao apontamento de alguns desafios colocados por esses artigos. No último movimento, esboçamos algumas intervenções feministas, ensejando que tais discussões se proliferem no ensino de arte.

Palabras clave : estudos de gênero; ensino de artes visuais; feminismos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )