SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Gênero e ensino de Artes Visuais: desafios, armadilhas e resistênciasTornar-se mulher negra: escrita de si em um espaço interseccional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SILVA-CANAVERAL, Sandra Johana. Prática artística como local de visibilização das mulheres transgênero de Pereira (Colômbia). Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.3, e57219.  Epub 01-Set-2019. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n357219.

A prática artística tem beneficiado a experiência do ‘vivido’ pelas mulheres e por outros indivíduos, devido a que ela, em si mesma, é um conhecimento sobre a experiência humana. Essa abertura sensível do ‘vivido’ permite incluir todos os seres humanos no exercício da criação, igualmente todas as esferas nas quais eles vivenciam a sua subjetividade. O objetivo deste artigo é divulgar os resultados de uma pesquisa-criação realizada com cinco mulheres transgênero e uma comunidade de criadores e criadoras na cidade de Pereira, Colômbia, cujos registros estéticos e artísticos obtidos resultaram em novas operações simbólicas e cognitivas, transformando a experiência do ‘vivido’ em um tecido de visibilização, interlocução e reivindicação das subjetividades e das suas identificações cognitivas, sociais, políticas, sexuais e de gênero.

Palavras-chave : mulheres transgênero; Vestidos Orales; gênero e sexualidade; pesquisa-criação; pesquisa artística.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )