SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Formas organizacionais feministas na implementação de políticas públicasDos Museus dos Descobrimentos às Exposições do Império: o Corpo Colonial em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

OLTRAMARI, Leandro Castro  e  GESSER, Marivete. Educação e gênero: histórias de estudantes do curso Gênero e Diversidade na Escola. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.3, e57772.  Epub 01-Set-2019. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n357772.

O objetivo do trabalho foi o de identificar as contribuições do curso de Formação de Professores em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) para os profissionais da educação básica. Para tanto, foi realizado um grupo focal com nove participantes do curso, sendo oito mulheres e um homem. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o curso contribuiu para: a aquisição de conhecimentos sobre os marcadores sociais das diferenças e compreensão desses como sociais e políticos; o reconhecimento e posicionamento das participantes como feministas; a ressignificação de experiências profissionais e de vida relacionadas às temáticas do GDE. As entrevistadas destacaram a relevância de temas como gênero, sexualidade, raça, geração, religião e deficiência na formação de professores.

Palavras-chave : educação; gênero; diversidade; formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )