SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Educação e gênero: histórias de estudantes do curso Gênero e Diversidade na EscolaProblematizando o discurso biológico sobre o corpo e gênero, e sua influência nas práticas de ensino da biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

GOMES, Mariana Selister. Dos Museus dos Descobrimentos às Exposições do Império: o Corpo Colonial em Portugal. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.3, e57903.  Epub 01-Nov-2019. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n357903.

O artigo se insere nos debates sobre a memória do colonialismo português, analisando-a a partir da Interseccionalidade entre Gênero, Raça e Sexualidade. São investigadas as narrativas em torno do Corpo Colonial dos Museus dos Descobrimentos Portugueses, a fim de perceber em que (des)(re)constroem discursos das Exposições do Império Português. A metodologia segue uma inspiração na analítica foucaultiana dos discursos: a arque-genealogia. Como técnicas de pesquisa, são utilizadas: observação direta e entrevistas, no caso dos Museus; e a análise documental histórica em fontes secundárias, no caso das Exposições. As conclusões apontam que há uma tentativa de deslocamento discursivo por parte dos Museus, os quais buscam dissociar Descobrimentos e Colonização. No entanto, há elementos discursivos que se repetem, como a nudez e o exotismo, reconstruindo a Colonialidade dos Corpos de origem não europeia.

Palavras-chave : corpo colonial; museus; Portugal; discursos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )