SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Experiências que tangenciam o (in)visível e a mobilidade: etnografias em diálogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

BRAGA, Carla Teofilo. “Machamba não é trabalho!”: HIV/SIDA e Produção Agrícola no centro de Moçambique. Rev. Estud. Fem. [online]. 2019, vol.27, n.3, e67175.  Epub 01-Nov-2019. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n367175.

O objetivo deste artigo é explorar como as políticas de cuidados e tratamento de HIV/SIDA e as atitudes de alguns profissionais de saúde afectam a possibilidade de que os pacientes, em particular as mulheres, cumpram com os requisitos da terapia antirretroviral e prossigam o tratamento em Moçambique (Manica e Maputo). Concentro-me na desigualdade em termos da invisibilidade da agricultura familiar e da diversificação de meios de sustento sugerindo que: a) as políticas e o tratamento do HIV/SIDA não tomam em conta as condições de vida dos pacientes que pretendem servir. Os serviços de saúde não consideram a flexibilidade exigida pela combinação de diversos meios de sustento por parte dos pacientes; b) a invisibilidade e a desvalorização da agricultura de pequena escala diminuem as possibilidades das mulheres de cumprir com as exigências do tratamento, com consequências para a adesão ao tratamento e, por conseguinte, com graves consequências para a sua saúde e prolongamento da sua vida.

Palavras-chave : HIV/SIDA; terapia antirretroviral; agricultura familiar; Moçambique.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )