SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1A divisão sexual do trabalho no campo sob a perspectiva da juventude camponesaDe objeto a sujeito: uma contribuição feminista à história e à filosofia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

SANTOS, Beatriz Oliveira  y  GERMANO, Idilva Maria Pires. Regulação do corpo feminino no almanaque de farmácia d’A Saude da Mulher. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.1, e57854.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n157854.

Neste artigo são discutidos aspectos da regulação do corpo da mulher entre o final do século XIX e meados do XX, a partir da análise de uma seleção de números do almanaque de farmácia intitulado d’A Saude da Mulher. A publicação era uma das mais lidas pelas senhoras e veiculava o medicamento mais popular da indústria nacional voltado para sua saúde. Apresentava anúncios de medicamentos, horóscopos, ilustrações, cartas de leitoras, entre outras variedades. Envoltos de discursos morais, atuaram como dispositivo pedagógico, ensinando, inspirando e regulando comportamentos e modelando subjetividades, principalmente as das mulheres, que deveriam ser dóceis, boas mães, esposas e cuidadoras do lar. Este artigo argumenta como os almanaques atuaram como instrumentos de regulação, educando e medicalizando o corpo feminino, disseminando ideais de feminilidade e virilidade, família, saúde, higiene e progresso nacional.

Palabras clave : corpo feminino; saúde da mulher; almanaques de farmácia; dispositivo pedagógico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )