SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Catanas contra o neoliberalismo-patriarcal em tempos de AidsA mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MAUNGUE, Hélio Bento. Mulher moçambicana: cultura, tradição e questões de género na feminização do HIV/SIDA. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.1, e68328.  Epub 01-Feb-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n168328.

Este texto reflecte sobre as experiências quotidianas vividas por 20 mulheres pobres e infectadas pelo vírus do HIV residentes na cidade de Maputo. Procura entender como elas estruturam o seu quotidiano no contexto das relações sociais que estabelecem. Coloca em comunicação questões de género e outras questões socioculturais e de tradição específicas em contacto com o campo da saúde. Estas mulheres experimentam um quotidiano marcado por obstáculos, desafios e enfrentamentos como parte da face feminizada do HIV e SIDA. Elas lidam com diferentes manifestações de vulnerabilidade antes e pós-infeção, onde as relações de género e as práticas culturais e tradicionais contribuem para a feminização do cenário da seroprevalência. As questões de género, as práticas culturais e tradicionais não as tornam diferentes de outras mulheres, mas o estado serológico torna tudo mais esforçado no quotidiano das mesmas. Essas questões influenciam no processo de infecção e de experiência com e da doença.

Palabras clave : Mulher; Moçambique; cultura; tradição; HIV/SIDA.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )