SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Mulher moçambicana: cultura, tradição e questões de género na feminização do HIV/SIDAO campo dos estudos de gênero em Moçambique/África índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

UAMUSSE, Amália Alexandre; COSSA, Eugenia Flora Rosa  y  KOULESHOVA, Tatiana. A mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicano. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.1, e68325.  Epub 01-Feb-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n168325.

Neste artigo tem-se como objectivo estimular a reflexão sobre as diferenças de género nos cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no ensino superior moçambicano, tendo como base a avaliação da situação dos anos 2013 a 2017. O estudo procura identificar as principais causas e propor acções de intervenção para promover o acesso e maior participação de raparigas e mulheres. Dada a sua natureza qualitativa, os dados foram colectados através da análise documental e revisão de literatura relevantes, enfocando na situação geral do acesso ao ensino superior pela mulher, particularmente nos cursos de STEM, considerando tendências mundiais e locais e sem descurar os factores socioculturais, políticos e históricos que influenciam na escolha de cursos e/ou profissões pelas mulheres. Os resultados indicam que a participação integral da mulher nos cursos de STEM ainda é um desafio enorme em Moçambique, necessitando de adopção de estratégias para a promoção de igualdade de oportunidades para mulheres e homens no acesso ao conhecimento científico no geral e em estudos e exercício profissional na área de STEM.

Palabras clave : Barreiras; ensino superior; intervenções; mulher; STEM.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )