SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2The Epistemic Injustice of Obstetric ViolenceWomen's Bodies (De)Colonized According to Assia Djebar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

ALBUQUERQUE, Kristine Kelly de. Diálogos de gênero na educação: considerações sobre o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.2, e60485.  Epub May 01, 2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260485.

A violência doméstica e familiar contra a mulher se configura como um fenômeno social complexo e multifatorial. Suas formas de expressão e (in)visibilidades são marcadas por uma cultura patriarcal que traveste as desigualdades de gênero como inerentes ao desenvolvimento histórico da humanidade. A erradicação desta forma de violação dos Direitos Humanos perpassa pela necessidade da prevenção de suas diversas faces. Neste artigo busca-se apresentar o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas e discutir sobre os seus efeitos ao enfrentamento destas violências. Levar tal tema ao âmbito escolar justifica-se por este ser um dos espaços primários de socialização, responsável por uma formação crítica e cidadã. Conclui-se que as oficinas têm sido espaço fértil de diálogo e construção de novas formas de se pensar as relações de gênero, contribuindo para uma sociedade mais equânime.

Keywords : gênero; educação; Lei Maria da Penha; violência contra a mulher; direitos humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )