SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2A Injustiça Epistêmica na violência obstétricaCuerpos de mujeres (des)colonizados según Assia Djebar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

ALBUQUERQUE, Kristine Kelly de. Diálogos de gênero na educação: considerações sobre o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.2, e60485.  Epub 01-Mayo-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260485.

A violência doméstica e familiar contra a mulher se configura como um fenômeno social complexo e multifatorial. Suas formas de expressão e (in)visibilidades são marcadas por uma cultura patriarcal que traveste as desigualdades de gênero como inerentes ao desenvolvimento histórico da humanidade. A erradicação desta forma de violação dos Direitos Humanos perpassa pela necessidade da prevenção de suas diversas faces. Neste artigo busca-se apresentar o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas e discutir sobre os seus efeitos ao enfrentamento destas violências. Levar tal tema ao âmbito escolar justifica-se por este ser um dos espaços primários de socialização, responsável por uma formação crítica e cidadã. Conclui-se que as oficinas têm sido espaço fértil de diálogo e construção de novas formas de se pensar as relações de gênero, contribuindo para uma sociedade mais equânime.

Palabras clave : gênero; educação; Lei Maria da Penha; violência contra a mulher; direitos humanos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )