SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Programação esportiva, que lugar as mulheres ocupam?“Imagina ela nua!”: Experiências de mulheres que se autodeclaram gordas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

REMENCHE, Maria de Lourdes Rossi; MACHADO, Paulo Henrique  e  ROHLING, Nívea. Discursividades sobre identidade, sexualidade e feminismo em redes sociais. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.2, e60375.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260375.

Este artigo analisa a discursividade performativa a respeito da identidade, da sexualidade e do feminismo a partir de postagens realizadas pela rapper curitibana Karol Conka em sua fanpage no Facebook, referentes ao lançamento de seu videoclipe Lalá. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa ancoram-se nos estudos da Linguística Aplicada e na concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin. A partir da análise das cadeias enunciativas produzidas na fanpage da artista, é possível problematizar os modos como as redes sociais na Internet contribuem para a ressignificação das práticas de linguagem e vêm se caracterizando como espaço-tempo significativo de embate de vozes, bem como ambiente de posicionamento performativo. Os resultados evidenciam que, na enunciação dos sujeitos, são mobilizadas forças centrífugas e forças centrípetas.

Palavras-chave : discursividade; identidade; sexualidade; feminismo; Linguística Aplicada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )