SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Guerreiras ou Anjos? As Mulheres Brasileiras e a Grande GuerraFeminismos criminológicos e “tecnopolíticas”: novos ‘quadros’ para violência de gênero índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

FERREIRA, Maria Raquel Dias Sales; EITERER, Carmem Lúcia  y  MIRANDA, Shirley Aparecida de. Raça e gênero na construção de trajetórias de mulheres quilombolas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.3, e63121.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n363121.

No texto objetivamos analisar como um grupo de mulheres moradoras da Comunidade Quilombola Mato do Tição, situada na Região metropolitana de Belo Horizonte, mobiliza elementos para a construção do referente “mulher quilombola” na construção de suas identidades. Para tanto, a análise passa por reflexões em torno das práticas e dos discursos a partir dos quais essas mulheres tornaram-se quilombolas e das maneiras como mobilizam a categoria do gênero. O presente artigo partiu de uma etnografia, realizada por meio de observação participante, entrevistas e conversas direcionadas, cujo foco foi a trajetória de cinco mulheres da comunidade que protagonizam e mantêm o cotidiano do quilombo. Demonstramos que elas estão produzindo significados e deslocando os sentidos sobre sua própria identidade a fim de superarem as opressões sociais em torno do pertencimento étnico-racial e de gênero.

Palabras clave : gênero; mulheres quilombolas; ancestralidade; relações de poder.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )