SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Raça e gênero na construção de trajetórias de mulheres quilombolasAbordajes de la violencia sexual en los juicios por delitos de lesa humanidad en Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MARTINS, Fernanda. Feminismos criminológicos e “tecnopolíticas”: novos ‘quadros’ para violência de gênero. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.3, e63035.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n363035.

Este artigo baseia-se em algumas questões que levam a repensar os debates da ‘criminologia feminista’ no Brasil e propor formulações criativas para pensar outras formas de enfrentamento da violência de gênero, incluindo movimentos sociais compartilhados que utilizam recursos tecnológicos como estratégias de resistência. Propõe-se o uso de hashtags como ferramentas feministas de análise para compreender os fenômenos da violência localizada. Para tanto, serão utilizadas as hashtags #meuprimeiroassedio, #chegadefiufiu e #meuamigosecreto para analisar novos significados de justiça promovidos pelos movimentos feministas, que aparentemente não priorizam o uso do poder punitivo. Da mesma forma, busca-se, por meio do movimento #EleNão, reconhecido como tecnopolítica democrática feminista, reformular as possibilidades de analisar o campo criminológico e enfrentar a violência de gênero a partir de uma perspectiva micro e macropolítica.

Palabras clave : criminologia feminista; tecnopolíticas; feminismos transnacionais; racionalidade punitiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )