SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Abordajes de la violencia sexual en los juicios por delitos de lesa humanidad en ArgentinaCumprindo pena juntos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

BEARZI, Paula Suséli Silva de; MARTINS, Aline Blaya; MARCHI, Renato José De  y  RESER, Aline Rodrigues. Trilhas para o enfrentamento da violência contra a mulher. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.3, e60162.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n360162.

Neste artigo objetivamos conhecer a percepção dos profissionais da saúde da Atenção Básica a respeito de situações de violência contra a mulher e identificar quais são as estratégias utilizadas diante deste problema. Para tanto, utilizamos uma pesquisa qualitativa segundo a realização de quatro grupos focais, com posterior análise das informações por meio da técnica da Teoria Fundamentada nos Dados. Identificamos que os profissionais reconhecem a presença desta violência, porém, nem sempre há acolhimento ou intervenção. Por outro lado, alguns profissionais exemplificaram estratégias para intervir e referiram efeitos desta interferência na redução dos episódios de violência. Os resultados apresentam algumas questões que direcionam estes posicionamentos e condutas e são importantes para a reflexão sobre as potencialidades da Atenção Básica frente a este tema.

Palabras clave : violência contra a mulher; atenção primária à saúde; profissional de saúde; teoria fundamentada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )