SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Trilhas para o enfrentamento da violência contra a mulherLado a lado? Feminismos e Estado durante o ‘ciclo progressista’ latino-americano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

DUARTE, Thais Lemos; CHAVES, Luana Hordones  y  ARAUJO, Isabela Cristina Alves de. Cumprindo pena juntos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.3, e60699.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n360699.

O artigo pretende analisar a perspectiva de mulheres companheiras de presos no estado do Rio de Janeiro sobre os papéis que elas desempenham nas prisões. Partimos da hipótese de que suas ações teriam uma relação direta com a divisão sexual do trabalho, ou seja, as mulheres desempenhariam atividades relacionadas ao cuidado doméstico e afetivo em relação a seus parceiros, ainda que estes estejam privados de liberdade. Assim, sofreriam processos típicos do mundo prisional, como o controle dos corpos e a imposição de regras. Porém, os dados demonstram que são vários os papéis desempenhados por mulheres que optam por ‘cumprir pena junto’ com companheiros encarcerados, não podendo reduzir suas ações a uma relação de subordinação de gênero. Ainda que assumam o papel do cuidado e de apoio durante a privação de liberdade, elas exercem funções adicionais, percebidas como emancipatórias e constituidoras de novas identidades.

Palabras clave : sistema prisional; companheiras de presos; divisão sexual do trabalho; papéis de gênero.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )