SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Trilhas para o enfrentamento da violência contra a mulherLado a lado? Feminismos e Estado durante o ‘ciclo progressista’ latino-americano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

DUARTE, Thais Lemos; CHAVES, Luana Hordones  e  ARAUJO, Isabela Cristina Alves de. Cumprindo pena juntos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.3, e60699.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n360699.

O artigo pretende analisar a perspectiva de mulheres companheiras de presos no estado do Rio de Janeiro sobre os papéis que elas desempenham nas prisões. Partimos da hipótese de que suas ações teriam uma relação direta com a divisão sexual do trabalho, ou seja, as mulheres desempenhariam atividades relacionadas ao cuidado doméstico e afetivo em relação a seus parceiros, ainda que estes estejam privados de liberdade. Assim, sofreriam processos típicos do mundo prisional, como o controle dos corpos e a imposição de regras. Porém, os dados demonstram que são vários os papéis desempenhados por mulheres que optam por ‘cumprir pena junto’ com companheiros encarcerados, não podendo reduzir suas ações a uma relação de subordinação de gênero. Ainda que assumam o papel do cuidado e de apoio durante a privação de liberdade, elas exercem funções adicionais, percebidas como emancipatórias e constituidoras de novas identidades.

Palavras-chave : sistema prisional; companheiras de presos; divisão sexual do trabalho; papéis de gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )