SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Tensiones entre derechos de las mujeres y protección de la niñezCorporeizar las etnografías desde perspectivas feministas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

GUIMARAES, Jamile  y  CABRAL, Cristiane da Silva. Negociando normalidade(s): construções da identidade de gênero entre meninas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.3, e60678.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n360678.

Neste artigo analisamos a construção da identidade de gênero entre meninas adolescentes, a partir da sua dimensão performativa. A pesquisa etnográfica foi realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental II, em Salvador. A produção discursiva de diferenças, semelhanças e desigualdades entre categorias de menina é um dos modos pelos quais o gênero vai sendo (re)construído e negociado nas interações cotidianas. Tendo como pano de fundo a regulação moral exercida pelos pares, expõe-se como cada posição de sujeito assimila, contesta e ressignifica comportamentos e características socialmente convencionados como femininos e masculinos. Em um continuum de conformidades e subversões, “normais”, “atiradas” e “evoluídas” exibem traços de permanências e mudanças culturais, evidenciando a heterogeneidade marcadamente contraditória da constituição de identidades generificadas.

Palabras clave : gênero; sexualidade; performatividade; categorização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )