SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Tensões entre os direitos das mulheres e a proteção da infânciaCorporalizar as etnografias a partir das perspectivas feministas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

GUIMARAES, Jamile  e  CABRAL, Cristiane da Silva. Negociando normalidade(s): construções da identidade de gênero entre meninas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.3, e60678.  Epub 01-Set-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n360678.

Neste artigo analisamos a construção da identidade de gênero entre meninas adolescentes, a partir da sua dimensão performativa. A pesquisa etnográfica foi realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental II, em Salvador. A produção discursiva de diferenças, semelhanças e desigualdades entre categorias de menina é um dos modos pelos quais o gênero vai sendo (re)construído e negociado nas interações cotidianas. Tendo como pano de fundo a regulação moral exercida pelos pares, expõe-se como cada posição de sujeito assimila, contesta e ressignifica comportamentos e características socialmente convencionados como femininos e masculinos. Em um continuum de conformidades e subversões, “normais”, “atiradas” e “evoluídas” exibem traços de permanências e mudanças culturais, evidenciando a heterogeneidade marcadamente contraditória da constituição de identidades generificadas.

Palavras-chave : gênero; sexualidade; performatividade; categorização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )