SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3It’s Not Smokes, It’s Fire! Anti-Gender Crusade and Feminist Resistances in Brazil#paslui: Brazilian Feminisms in the European Hexagono author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

SUSSEKIND, Maria Luiza; CARMO, Lorena Azevedo do  and  NASCIMENTO, Stephanie Duarte Láu do. ‘Alfinetar’: currículos, ódios e gêneros. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.3, e71684.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n371684.

O artigo parte da reclamação feita por uma pessoa, estudante do curso de Pedagogia/Licenciaturas numa universidade pública, na prova final, na qual alega sentir-se ‘alfinetada’ em seu modo de pensar e existir pelas conversas realizadas durante as aulas. O ‘alfinetar’ é capturado e usado como bússola para percorrermos os debates que aconteceram nas aulas. Nesse manuscrito, os fios dessas redes de conhecimentos e teorias curriculares exibem nós de preconceitos e ódios contra quem não é seu ‘próximo’, assumindo o desejo de aniquilação do outro e de apagamento da diferença. Concluímos que é possível apontar relações entre as conversas complicadas travadas nas aulas e provas e o contexto do tsunami neoliberal global de fortes tendências conservadoras.

Keywords : currículo; tsunami; ódio; conversa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )