SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Não é fumaça, é fogo! Cruzada antigênero e resistências feministas no Brasil#paslui: feminismos brasileiros no hexágono europeu índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

SUSSEKIND, Maria Luiza; CARMO, Lorena Azevedo do  y  NASCIMENTO, Stephanie Duarte Láu do. ‘Alfinetar’: currículos, ódios e gêneros. Rev. Estud. Fem. [online]. 2020, vol.28, n.3, e71684.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n371684.

O artigo parte da reclamação feita por uma pessoa, estudante do curso de Pedagogia/Licenciaturas numa universidade pública, na prova final, na qual alega sentir-se ‘alfinetada’ em seu modo de pensar e existir pelas conversas realizadas durante as aulas. O ‘alfinetar’ é capturado e usado como bússola para percorrermos os debates que aconteceram nas aulas. Nesse manuscrito, os fios dessas redes de conhecimentos e teorias curriculares exibem nós de preconceitos e ódios contra quem não é seu ‘próximo’, assumindo o desejo de aniquilação do outro e de apagamento da diferença. Concluímos que é possível apontar relações entre as conversas complicadas travadas nas aulas e provas e o contexto do tsunami neoliberal global de fortes tendências conservadoras.

Palabras clave : currículo; tsunami; ódio; conversa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )