SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Chica Bananinha, the Bearded Dyke from out there in Paraíba: When Sapatão is “Revolution”The Gay Effeminate in Organizations: A Permanent Tension with Heteronormative Standards author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

ALMEIDA, Ana Laura  and  SOARES, Rosângela Rodrigues. Narrativas de mulheres lésbicas sobre as vivências no cotidiano e no período escolar. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.1, e67625.  Epub Jan 01, 2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n167625.

Questões relativas à LGBTfobia e ao preconceito de gênero são comuns na escola e nos currículos escolares. Por meio de entrevistas narrativas com sete mulheres lésbicas oriundas tanto da rede pública quanto da rede privada de educação, este artigo buscou mostrar a percepção delas sobre essas questões. A partir da análise das entrevistas, o trabalho teve como objetivos traçar as especificidades e as sutilezas da construção das identidades no espaço escolar, bem como mostrar a representatividade sexual nos conteúdos escolares. O reconhecimento da identidade homoafetiva foi atravessado por violências de gênero que vão ao encontro de questões ligadas à lesbofobia. O currículo escolar, evidenciando a heteronormatividade pelo viés da reprodução de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), posiciona a escola como reprodutora de normas com relação a questões de gênero e sexualidade.

Keywords : sexualidade na escola; relações de gênero; LGBTfobia; currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )