SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Chica Bananinha, a sapatão barbuda de lá da Paraíba: Quando Sapatão é “Revolução”O gay afeminado nas organizações: uma tensão permanente com padrões heteronormativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

ALMEIDA, Ana Laura  e  SOARES, Rosângela Rodrigues. Narrativas de mulheres lésbicas sobre as vivências no cotidiano e no período escolar. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.1, e67625.  Epub 01-Jan-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n167625.

Questões relativas à LGBTfobia e ao preconceito de gênero são comuns na escola e nos currículos escolares. Por meio de entrevistas narrativas com sete mulheres lésbicas oriundas tanto da rede pública quanto da rede privada de educação, este artigo buscou mostrar a percepção delas sobre essas questões. A partir da análise das entrevistas, o trabalho teve como objetivos traçar as especificidades e as sutilezas da construção das identidades no espaço escolar, bem como mostrar a representatividade sexual nos conteúdos escolares. O reconhecimento da identidade homoafetiva foi atravessado por violências de gênero que vão ao encontro de questões ligadas à lesbofobia. O currículo escolar, evidenciando a heteronormatividade pelo viés da reprodução de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), posiciona a escola como reprodutora de normas com relação a questões de gênero e sexualidade.

Palavras-chave : sexualidade na escola; relações de gênero; LGBTfobia; currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )