SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Diagnóstico interseccional de violencia hacia mujeres indígenasMujeres y movimiento negro afromexicano a través de la historia de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

CASTILLO-MUNOZ, Andrea de Lourdes  y  MORA-GUERRERO, Gloria. Pensar o corpo feminino como diálogo de saberes?. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.1, e65893.  Epub 01-Ene-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n165893.

A pesquisa buscou descrever os sentidos que as feministas de um coletivo do sul do Chile produzem em torno da menstruação, e a relação entre esses significados e a cultura indígena regional mapuche, que faz parte dos referentes simbólicos das mulheres para a produção de sentidos corporais. Trata-se de um estudo qualitativo, com base na teoria fundamentada, com uma perspectiva de gênero e uma perspectiva intercultural. Por meio de entrevistas e de um grupo de discussão, os resultados evidenciaram múltiplos significados em torno do menstrual, originados pelas diferentes posições históricas e espaciais das mulheres, com a cultura mapuche. As conclusões problematizam o feminismo menstrual, mostrando suas limitações no reconhecimento das diferentes experiências corporais entre as mulheres do hemisfério sul e na resistência à colonialidade simbólica ocidental.

Palabras clave : menstruação; feminismo menstrual; interculturalidade; cultura indígena Mapuche; Chile.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )