SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Diagnóstico intersecional de violência contra mulheres indígenasMulheres afro-mexicanas e movimento negro através da história de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CASTILLO-MUNOZ, Andrea de Lourdes  e  MORA-GUERRERO, Gloria. Pensar o corpo feminino como diálogo de saberes?. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.1, e65893.  Epub 01-Jan-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n165893.

A pesquisa buscou descrever os sentidos que as feministas de um coletivo do sul do Chile produzem em torno da menstruação, e a relação entre esses significados e a cultura indígena regional mapuche, que faz parte dos referentes simbólicos das mulheres para a produção de sentidos corporais. Trata-se de um estudo qualitativo, com base na teoria fundamentada, com uma perspectiva de gênero e uma perspectiva intercultural. Por meio de entrevistas e de um grupo de discussão, os resultados evidenciaram múltiplos significados em torno do menstrual, originados pelas diferentes posições históricas e espaciais das mulheres, com a cultura mapuche. As conclusões problematizam o feminismo menstrual, mostrando suas limitações no reconhecimento das diferentes experiências corporais entre as mulheres do hemisfério sul e na resistência à colonialidade simbólica ocidental.

Palavras-chave : menstruação; feminismo menstrual; interculturalidade; cultura indígena Mapuche; Chile.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )