SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1O Conto da Aia e o aborto no Brasil: a ausência de liberdade da mulher sobre o próprio corpoPráticas de percepção da fertilidade entre mulheres jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

BARRERA, Daniela Calvó  e  MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio. Da violência obstétrica ao empoderamento de pessoas gestantes no trabalho das doulas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.1, e62136.  Epub 01-Jan-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n162136.

A partir da realização de entrevistas com doulas de diferentes regiões brasileiras e de uma postura construcionista como suporte epistemológico e metodológico buscamos compreender os sentidos atribuídos às suas experiências e às suas vivências na doulagem e aos contextos relacionais em que se inserem. São citadas algumas das situações de violência com as quais as entrevistadas se deparam no cotidiano da sua atuação e na importância da vinculação entre mulheres para o fortalecimento da autonomia e empoderamento e superação das vulnerabilidades. Como resultado, o artigo aponta que a atuação como doula não apenas traz a possibilidade de empoderamento para a pessoa gestante, por meio do apoio e da informação trazidos pela presença da doula, como também para a própria doula, ao se conectar a outras mulheres com o intuito de enfrentamento das iniquidades com as quais se defronta.

Palavras-chave : doula; empoderamento; violência obstétrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )