SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Gender Mainstreaming in Public Policy{reprograma}: A Preliminary Case Study on Gender and Technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

GOMES, Catarina Barbosa Torres. Desigualdade de acesso ao Programa Ciência sem Fronteiras: uma interlocução com a perspectiva dos estudos de gênero. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.1, e66177.  Epub Jan 01, 2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n166177.

Este artigo se propõe a apresentar e discutir parte de uma pesquisa mais ampla expondo o perfil sociológico do bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras sob as perspectivas da divisão sexual nas áreas de conhecimento e na mobilidade acadêmica internacional. O enfoque engloba a análise da participação das mulheres nessa mobilidade, no âmbito do País, e estreita-se de modo mais detalhado sobre o campus empírico do estudo, que é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A discussão central aborda o percentual de mulheres que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras, indagando as possíveis razões que impactaram essa participação tanto sob a perspectiva da literatura que investiga a divisão sexual na pesquisa científica no Brasil quanto da proficiência linguística. Ademais, estabelece-se uma comparação entre o contingente feminino de bolsistas no Programa Ciência sem Fronteiras e outros programas de mobilidade acadêmica no mundo.

Keywords : mulheres; ciência sem fronteira; divisão sexual na formação; internacionalização acadêmica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )