SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Transversalidade de gênero em política pública{reprograma}: gênero e tecnologia em um estudo de caso preliminar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

GOMES, Catarina Barbosa Torres. Desigualdade de acesso ao Programa Ciência sem Fronteiras: uma interlocução com a perspectiva dos estudos de gênero. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.1, e66177.  Epub 01-Jan-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n166177.

Este artigo se propõe a apresentar e discutir parte de uma pesquisa mais ampla expondo o perfil sociológico do bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras sob as perspectivas da divisão sexual nas áreas de conhecimento e na mobilidade acadêmica internacional. O enfoque engloba a análise da participação das mulheres nessa mobilidade, no âmbito do País, e estreita-se de modo mais detalhado sobre o campus empírico do estudo, que é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A discussão central aborda o percentual de mulheres que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras, indagando as possíveis razões que impactaram essa participação tanto sob a perspectiva da literatura que investiga a divisão sexual na pesquisa científica no Brasil quanto da proficiência linguística. Ademais, estabelece-se uma comparação entre o contingente feminino de bolsistas no Programa Ciência sem Fronteiras e outros programas de mobilidade acadêmica no mundo.

Palavras-chave : mulheres; ciência sem fronteira; divisão sexual na formação; internacionalização acadêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )