SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Desigualdad de acceso al programa Ciencia sin Fronteras: un diálogo con la perspectiva de los estudios de géneroModos de trabalhar e modos de subjetivar na agricultura familiar no sul do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

FOLLADOR, Silvia Rodrigues. {reprograma}: gênero e tecnologia em um estudo de caso preliminar. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.1, e67314.  Epub 01-Ene-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n167314.

A partir de um estudo de caso preliminar, neste artigo analisa-se uma iniciativa de impacto social cujo foco é a capacitação profissional de mulheres na área de programação. A {reprograma} é uma organização sem fins lucrativos que oferece cursos gratuitos a mulheres de baixa renda desempregadas. Discute-se em que medida tais atividades permitem o desenvolvimento de uma ‘consciência de gênero’ e como o tema se reflete na experiência profissional das participantes. O artigo parte da hipótese de que as desigualdades de gênero na área de programação podem ser superadas por meio de iniciativas como a {reprograma}, que incentivam não apenas o desenvolvimento de capacidades para uma atuação profissional qualificada, mas também a oportunidade de promover mudanças neste mercado de trabalho.

Palabras clave : gênero; gap de gênero; programação; mulheres; tecnologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )