SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Disciplina e violência contra as mulheres na imprensa do século XIX. Divergência comparativa entre o México e a Espanha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SZPILBARG, Daniela  e  MIHAL, Ivana. Notas para pensar o campo editorial na chave feminista. O caso argentino contemporâneo. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.2, e70570.  Epub 01-Maio-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n270570.

O artigo propõe analisar as trajetórias das mulheres editoras no espaço editorial contemporâneo argentino. O objetivo é descrever e analisar seus inícios e jornadas através do campo editorial; suas ligações com espaços coletivos de ação e intervenção profissional / trabalhista / política; e suas visões sobre como se auto-inscrevem como editoras e se identificam com questões relacionadas a gênero(s) e feminismos através de seu trabalho editorial. A análise contribui tanto para a reconstrução da história da edição na Argentina, quanto para os estudos em gênero(s) e feminismos como possibilidade de continuar recuperando e problematizando o lugar atribuído às mulheres em diferentes campos sociais. A metodologia é qualitativa, socioantropológica, combinando o uso de técnicas de observação, entrevistas; e o levantamento e mapeamento de diferentes campos estão atualmente desenvolvendo seu trabalho.

Palavras-chave : Campo editorial; Trajetórias; Gestão cultural, Estudos de gênero, Argentina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )