SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Notes To Think the Editorial Field in Feminist Key. The Contemporary Argentine CaseLinn da Quebrada and The Performative Engagements with Digital Media: A Sociological Analysis of a Gender Dissident Artistic Trajectory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

REYES, Sara Esperanza Sanz  and  LOPEZ, Jordi Luengo. Disciplina e violência contra as mulheres na imprensa do século XIX. Divergência comparativa entre o México e a Espanha. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.2, e68349.  Epub May 01, 2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n268349.

Neste artigo, são analisadas comparativamente as formas de representação das mulheres e o seu comportamento na mídia impressa no México e na Espanha no final do século XIX e início do século XX. Faz-se uma distinção entre a imprensa dirigida às mulheres, aquela que é escrita com base na narração de crimes, e aquela que elas mesmas produzem sobre as suas circunstâncias. Em primeiro lugar, há uma regulamentação rigorosa dos espaços que devem ocupar a partir da descrição das suas atividades domésticas e maternas. Em segundo lugar, há uma sanção da sua dissidência, gerando, assim, estereótipos que criminalizavam ou dissuadiam a terrível violência contra elas e, finalmente, as letras femininas que apelavam à opinião pública para o reconhecimento das suas novas tarefas e para exigir educação.

Keywords : imprensa do século XIX; mulheres; disciplina; violência; comparação entre México e Espanha.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )