SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Notas para pensar o campo editorial na chave feminista. O caso argentino contemporâneoLinn da Quebrada e os engajamentos performativos com as mídias digitais: uma análise sociológica de uma trajetória artística dissidente de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

REYES, Sara Esperanza Sanz  e  LOPEZ, Jordi Luengo. Disciplina e violência contra as mulheres na imprensa do século XIX. Divergência comparativa entre o México e a Espanha. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.2, e68349.  Epub 01-Maio-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n268349.

Neste artigo, são analisadas comparativamente as formas de representação das mulheres e o seu comportamento na mídia impressa no México e na Espanha no final do século XIX e início do século XX. Faz-se uma distinção entre a imprensa dirigida às mulheres, aquela que é escrita com base na narração de crimes, e aquela que elas mesmas produzem sobre as suas circunstâncias. Em primeiro lugar, há uma regulamentação rigorosa dos espaços que devem ocupar a partir da descrição das suas atividades domésticas e maternas. Em segundo lugar, há uma sanção da sua dissidência, gerando, assim, estereótipos que criminalizavam ou dissuadiam a terrível violência contra elas e, finalmente, as letras femininas que apelavam à opinião pública para o reconhecimento das suas novas tarefas e para exigir educação.

Palavras-chave : imprensa do século XIX; mulheres; disciplina; violência; comparação entre México e Espanha.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )