SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Estereotipos de género sobre Camila Vallejo en un diario sensacionalista chileno: el caso de Las Últimas NoticiasDel secreto al chisme: mujeres que reescriben la historia en la poesía brasileña contemporánea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

GONZALEZ-RUBIO, Mercedes Ortega. Um lugar no campo literário: Marvel Moreno como a “escritora reservada”. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.2, e66142.  Epub 20-Mayo-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n266142.

Este artigo indaga acerca da figura autoral da colombiana Marvel Moreno, construída em torno a sua inadequação no cânone literário do Caribe colombiano e latino-americano. Essa marginação está estabelecida em grande parte sobre o fato de ela ser uma escritora dentro de um campo majoritariamente masculino e sem dúvida masculinista. Essa posição tem um duplo efeito, pois ao mesmo tempo que pretende oferecer a Moreno um lugar próprio dentro do campo literário também logra excluí-la desse campo, até torná-la invisível. Primeiramente, considerarei as vozes presentes na narrativa de Moreno, as quais se relacionam com posicionamento da autora e da sua obra no campo literário. Em seguida, analisarei alguns textos críticos sobre a autora e sua obra para observar se sua imagem pode corresponder a certas figuras do imaginário próprio da escritora: Judith Shakespeare, a artista maldita, a irmã mais nova, entre outras. Finalmente, tentarei mostrar se a inclusão de uma escritora como Marvel Moreno no campo literário colombiano ainda é um problema.

Palabras clave : Marvel Moreno; feminismo; escrita das mulheres; literatura colombiana; estudos autorais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )