SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Estereótipos de gênero sobre Camila Vallejo em um tabloide chileno: o caso de Las Últimas NoticiasDo segredo à fofoca: mulheres que reescrevem a história na poesia brasileira contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

GONZALEZ-RUBIO, Mercedes Ortega. Um lugar no campo literário: Marvel Moreno como a “escritora reservada”. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.2, e66142.  Epub 20-Maio-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n266142.

Este artigo indaga acerca da figura autoral da colombiana Marvel Moreno, construída em torno a sua inadequação no cânone literário do Caribe colombiano e latino-americano. Essa marginação está estabelecida em grande parte sobre o fato de ela ser uma escritora dentro de um campo majoritariamente masculino e sem dúvida masculinista. Essa posição tem um duplo efeito, pois ao mesmo tempo que pretende oferecer a Moreno um lugar próprio dentro do campo literário também logra excluí-la desse campo, até torná-la invisível. Primeiramente, considerarei as vozes presentes na narrativa de Moreno, as quais se relacionam com posicionamento da autora e da sua obra no campo literário. Em seguida, analisarei alguns textos críticos sobre a autora e sua obra para observar se sua imagem pode corresponder a certas figuras do imaginário próprio da escritora: Judith Shakespeare, a artista maldita, a irmã mais nova, entre outras. Finalmente, tentarei mostrar se a inclusão de uma escritora como Marvel Moreno no campo literário colombiano ainda é um problema.

Palavras-chave : Marvel Moreno; feminismo; escrita das mulheres; literatura colombiana; estudos autorais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )