SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Mulheres de sucesso no campo científico: uma análise de redes sociais“Maternidade guerreira”: responsabilização, cuidado e culpa das mães de jovens encarcerados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

OLIVEIRA, Leander Cordeiro de et al. Cultura da computação para além da normatividade: participações e produções. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.2, e60462.  Epub 01-Maio-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n260462.

A área de computação pode ser considerada um espaço normativo nas perspectivas de gênero e, apesar das recentes problematizações que vêm ocorrendo, as discussões sobre as questões de exclusão, invisibilização e apagamento de figuras históricas ainda são incipientes. Seguindo esta reflexão, neste artigo, pretendemos questionar a cultura da computação enquanto construída pelos sujeitos da norma, abordando estas questões de forma participativa, a fim de promover espaços de fala e de atuação que estão relacionados a mudanças culturais, práticas e filosóficas da área. Essas discussões ocorreram em oficinas participativas e, como desdobramento, foram desenvolvidos dois artefatos para proporcionar a visibilização de figuras históricas desconsideradas pela área, a apresentação de conceitos da computação a partir da diversidade, fomentando os debates sobre gênero na área de computação.

Palavras-chave : cultura da computação; oficinas participativas; questões de gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )