SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2“Maternidade guerreira”: responsabilização, cuidado e culpa das mães de jovens encarceradosA prática do aborto nas mãos de feministas nos anos 70 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SANTOS, Aline Maiara Demétrio; WEDIG, Josiane Carine  e  CORONA, Hieda Maria Pagliosa. “Da Igreja à luta”: trajetórias políticas de mulheres agricultoras do Sudoeste do Paraná. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.2, e67222.  Epub 01-Maio-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n267222.

Neste artigo, analisamos as trajetórias de mulheres agricultoras no Sudoeste do Paraná a partir das questões de gênero, da formação religiosa e da ação política que implicaram diretamente o exercício de suas lideranças na igreja, no sindicato, em associações, em partido político e em movimentos sociais. Em suas narrativas, constatamos que suas vivências se cruzam com as experiências coletivas das mulheres do campo e das lutas políticas em âmbito regional e nacional. Observamos, também, como essas lideranças foram constituídas e como elas reconfiguram papéis sociais naturalizados enquanto agricultoras. Compreender a trajetória vivenciada por essas mulheres remete-nos à questão da interseccionalidade, em que o gênero não tem referentes fixos, mas é marcado pelas diferenças de classe, origem étnica e racial, modo de vida, situação rural e experiência histórica.

Palavras-chave : mulheres agricultoras; liderança política; gênero; interseccionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )