SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Um aborto feminista é um aborto cuidado. Práticas de cuidado na assistência ao aborto na Patagônia“Confusão, indecisão e incerteza”: enunciados de bissexualidade na jurisprudência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CASTRO, Vanessa Soares de; ROSO, Adriane  e  GONCALVES, Camila dos Santos. O feminismo não é entregue de bandeja: saberes e práticas de um Coletivo feminista estudantil. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.2, e65655.  Epub 01-Mar-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n265655.

Neste artigo, discutimos os saberes e práticas produzidos por um Coletivo feminista de estudantes de Ensino Médio de uma instituição de educação localizada no sul do Brasil. A partir da Teoria das Representações Sociais e dos Estudos Feministas e de Gênero, buscamos entender como o Coletivo se vincula aos conceitos feministas e os coloca em uso ao perseguir seus objetivos. Foi realizada uma pesquisa participante, acompanhando o Coletivo por meio da construção de um diário de campo, de um encontro de sistematização de experiências e de análise documental. Ao analisar o material produzido, organizamos três principais campos culturais: sororidade, corpos e sexualidades, e ‘ser’ mulher/‘ser’ feminista. Concluímos que as jovens buscam visibilizar e modificar as relações sociais em seu meio, elaborando saberes feministas particulares, marcados pela busca ativa e pelo conflito.

Palavras-chave : movimentos feministas; representações sociais; escola; jovens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )