SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Activismo católico: Bioética, Derechos Reproductivos y GéneroViolencia, silencio y revuelta velada en las lecturas de Safo (fr. 31 Voigt) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

COSTA, Gilcilene Dias da  y  IGREJA, Fabíola de Fátima. Devir-mulher e educação múltipla: cartografias clariceanas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.3, e71499.  Epub 01-Sep-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n371499.

O texto movimenta cartografias intensivas com a arte literária de Clarice Lispector ao encontro da construção de sentidos para uma educação múltipla. A partir dos percursos rizomáticos das mulheres clariceanas, visa romper com antigas representações que legitimam o ‘ser mulher’ segundo as leis do patriarcado. Estas veredas levam a maquinar o conceito de educação múltipla nos entremeios da filosofia da diferença, com Deleuze e Guattari, e das ressonâncias do pensamento pós-feminista, como Beauvoir e Butler, de modo a tecer as relações entre arte-gênero-educação por conexões rizomáticas e encontros intensivos com as potências feministas do devir-mulher, da escrita clariceana e os devires poético-políticos como possibilidade de fabular espaços de liberdade nas artes de viver e educar.

Palabras clave : devir-mulher; arte menor; educação múltipla; Clarice Lispector.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )