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Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

COSTA, Gilcilene Dias da  e  IGREJA, Fabíola de Fátima. Devir-mulher e educação múltipla: cartografias clariceanas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.3, e71499.  Epub 01-Set-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n371499.

O texto movimenta cartografias intensivas com a arte literária de Clarice Lispector ao encontro da construção de sentidos para uma educação múltipla. A partir dos percursos rizomáticos das mulheres clariceanas, visa romper com antigas representações que legitimam o ‘ser mulher’ segundo as leis do patriarcado. Estas veredas levam a maquinar o conceito de educação múltipla nos entremeios da filosofia da diferença, com Deleuze e Guattari, e das ressonâncias do pensamento pós-feminista, como Beauvoir e Butler, de modo a tecer as relações entre arte-gênero-educação por conexões rizomáticas e encontros intensivos com as potências feministas do devir-mulher, da escrita clariceana e os devires poético-políticos como possibilidade de fabular espaços de liberdade nas artes de viver e educar.

Palavras-chave : devir-mulher; arte menor; educação múltipla; Clarice Lispector.

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