SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3El juego del patriarcado en FencesSalir de casa, mujeres que desafían la tradición en Amanhecer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

BOSCH, Núria Vergés  y  GIL-JUAREZ, Adriana. Uma abordagem situada das violências machistas on-line e formas de combatê-las. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.3, e74588.  Epub 01-Sep-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n374588.

Neste artigo, procuramos nos aproximar da violência machista online para ajudar a promover relações digitais gratuitas e seguras para todos, desde nosso contexto catalão-espanhol, com interesse internacional. Combinamos uma revisão sistemática de 33 artigos da Web of Science com uma revisão tradicional derivada do nosso trabalho com Donestech. Por tanto, incluímos publicações acadêmicas, institucionais e ativistas feministas. A maioria dos agressores ainda é de homens cis-hetero-patriarcais, e a maioria das agressões é praticada por conhecidos, e principalmente parceiros e ex-parceiros. A violência que se exerce vai de insultos até ameaças e agressões sexuais ou violência tecnológica, destinada a excluir as vozes feministas. Apesar da prevalência e gravidade da violência de gênero on-line, o compromisso e as ações para enfrentá-las são extremamente deficientes. No entanto, algumas mulheres, pessoas LGBTIQ* e feminismos ativaram uma série de estratégias de autodefesa e (auto) cuidado para combater essa violência, junto com a luta feminista on-line.

Palabras clave : violência sexista on-line; violência de gênero; violência cibernética; misoginia on-line; violência contra as mulheres.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )