SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3“PEC das Domésticas”: holofotes e bastidoresMulheres e práticas punitivas: entre tentativas de apagamento histórico e modos de resistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MARIANO, Silvana Aparecida. Agência e autonomia feminina: aportes para estudos sociológicos em contextos de pobreza urbana. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.3, e68075.  Epub 01-Set-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n368075.

O conhecimento sociológico produziu extensa tradição com base na dualidade entre a impossibilidade de agência e o voluntarismo da ação. Abordagens contemporâneas, com contribuições das feministas, têm formulado o problema da agência e da autonomia de modo a escapar dessa dualidade e oferecido constructos mais adequados às investigações sobre as experiências das mulheres. A partir da combinação da abordagem interseccional com a abordagem das capacidades, este trabalho organiza um aporte analítico capaz de compreender a agência e a autonomia em um pêndulo entre os constrangimentos e as escolhas. Esse empreendimento é realizado considerando-se o entrelaçamento entre gênero, classe e raça como sugestão para estudos em contextos de pobreza urbana, tendo em vista sua relevância para o debate sobre gênero, pobreza e desenvolvimento humano. Esta é uma pesquisa teórica sobre o tema proposto.

Palavras-chave : Feminismo; Autonomia feminina; Pobreza; Agência; Interseccionalidades; Desenvolvimento Humano.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )