SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Topografias Feministas: uma teoria das mulheres em movimentoCaminhos entrelaçados: Feminismos e Lesbianidades na Pesquisa em Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MENDONCA, Viviane Melo de  e  LEITE, Kelen Christina. O ritmo e a poesia de uma rapper lésbica nas lutas sociais. Rev. Estud. Fem. [online]. 2021, vol.29, n.3, e82482.  Epub 01-Set-2021. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n382482.

Neste artigo, discutimos a relação entre mal-estar contemporâneo e resistência nos campos da experiência de gênero, sexualidade e lutas sociais, partindo da análise dos eixos políticos e simbólicos presentes nas práticas discursivas das letras produzidas pela rapper lésbica brasileira Luana Hansen. Os estudos feministas contemporâneos que se situam em espaços dialógicos, hifenizados e pós-coloniais dão fundamento teórico-metodológico ao trabalho realizado em contexto de ascensão da extrema direita e da articulação entre conservadorismo e neoliberalismo. Concluímos que práticas discursivas produzidas pelas letras da rapper apontam para a resistência como desejo de resistir e, assim, de multiplicar redes e de criar novos modos de expressão de luta e de existência de mulheres, negras e lésbicas, que vivem na periferia, de modo sempre localizado politicamente e estrategicamente assentado nos territórios urbanos.

Palavras-chave : lesbianidade; feminismos; música rap; resistências; Luana Hansen.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )