SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Pequenas cócegas: abuso sexual de meninasO novo açúcar: a rota da cocaína na perspectiva de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

RODRIGUES NETO, Antônio. Educação em sexualidade na Europa e as sexualidades interseccionais do Brasil. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.1, e74630.  Epub 01-Jan-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n174630.

No presente artigo, temos por objetivo investigar a política europeia de educação em sexualidade com base nos Standards for Sexuality Education in Europe e tecer breves considerações sobre sua adequação à realidade brasileira sob o critério formal, relativo às leis educacionais brasileiras; e material, relativo à sua capacidade de representar uma noção interseccional de sexualidade vivenciada no Sul Global de origens coloniais. A investigação utilizou método dialético, tendo por base metodologia exploratória, e constatamos que o modelo europeu sugere uma abordagem abrangente da sexualidade, que vai além das questões de saúde sexual e reprodutiva, e propõe o questionamento das normas e relações de poder que constituem social, política, cultural e historicamente o gênero e a sexualidade. Todavia, para uma implementação no Brasil pós-colonial, é preciso observar uma noção ainda mais abrangente, incorporando a relação da sexualidade com outros marcadores sociais, a exemplo de raça e classe.

Palavras-chave : Educação em sexualidade; Comprehensive Sexuality Education; Standards for Sexuality Education; Interseccionalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )