SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Lugones and the Darkening of History Teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

NORONHA, Danielle Parfentieff de  and  EZEQUIEL, Maíra. A presença da colonialidade no cinema feminista latino-americano. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.1, e80240.  Epub Jan 20, 2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n180240.

Este artigo investiga de que forma a colonialidade está presente em algumas narrativas desenvolvidas pelo cinema feminista latino-americano produzido entre os anos 1960 e 1970, a partir da análise de três filmes: Araya, de Margot Benacerraf (Venezuela, 1959), De cierta manera, de Sara Gómez (Cuba, 1974) e A propósito de la mujer, de Kitico Moreno (Costa Rica, 1975). Em diálogo com teóricas feministas e com a perspectiva decolonial latino-americana, nosso objetivo é compreender como os filmes, entendidos como atos de resistência, refletem sobre o colonialismo do passado e do presente, em especial através do pensamento de María Lugones (2008; 2019).

Keywords : cinema; colonialismo; colonialidade; feminismo; América Latina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )