SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Los hilos que se interpenetran en el tejido: un concepto para los estudios feministasBiografías de mujeres para la infancia en el contexto brasileño y gallego índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

GARCIA-HUIDOBRO MUNITA, María Rosario  y  SCHENFFELDT ULLOA, Ninoska Yanela. Parto e subjetivação feminina. Um projeto artístico com mães no sul do Chile. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.2, e78351.  Epub 01-Mayo-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n278351.

O artigo surge da investigação artística “Retratos de um parto esquecido” realizada com 48 mães chilenas que contavam suas experiências de parto e as ressignificavam de forma relacional e mediada. Este espaço de mediação artística configurou um espaço livre e de reconhecimento, onde puderam problematizar suas vivências. Destaca-se a categoria empoderamento, onde se observa o impulso de questionar o que foi vivenciado a partir de suas próprias necessidades, desnaturando a violência e rompendo as barreiras que os impedem de tomar decisões sobre o próprio nascimento. Ao problematizar a experiência da criação artística como mediação, as subjetividades se transformam e o nascimento se sobrepõe em uma esfera política para seu agenciamento. A reconfiguração das subjetividades femininas suscita a discussão pública do parto como um espaço carente de responsabilidade social das artes.

Palabras clave : mediação artística; subjetividades; fortalecimento; agência; nascimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )